sexta-feira, 8 de abril de 2011

Coluna: Ponto de vista!


É! Eu Tinha tanta coisa pra dizer pra falar, tantos assuntos pra abordar.

E vem um ser humano desequilibrado, que provavelmente foi desprezado e mau tratado por seus colegas de escola, e que tinha problemas emocionais e porque não dizer talvez até mentais?

E nos jogou nesse turbilhão de sentimentos misturados entre indignação e medo, entre tragédia e perplexidade, nos fazendo ter medo do futuro, do que vem por ai.

Mas não podemos nos intimidar, e sim devemos ficar mais atentos aos que nos cercam, aos seus problemas, e tentar ajudar, e jamais desfazer das pessoas, seja por que motivo for!

Se elas são diferentes da gente, se elas aparentam ser mais fracas, jamais subjugue uma pessoa só porque ela lhe parece diferente ou o que é pior porque ela é mais fraca, o garotinho feio, fraco e esquisito de hoje que você e todo mundo tira sarro e muitas vezes até batem, pode ser o seu algoz amanha.

A perigosa mistura de Bullying com problemas emocionais e mentais pode gerar um ser humano, pronto pra explodir.

E não só nas escolas a gente vê pessoas e até grupos desfazendo de alguns que possam ter problemas.

Em empresas se encontra muito a versão adulta do bullying, o Assédio Moral, que é, por exemplo, materializado quando o chefe ou superior chama atenção de um subordinado na frente de todo mundo, aos berros, isso leva a sentimentos que se a pessoa tiver problemas pra abordar o fato, e para conversar com o chefe ou superior, pode acarretar reações algumas vezes violentas.

Portanto para evitarmos esse tipo de tragédia, não basta retirar as armas das casas dos cidadãos de bem que tem suas armas com registro.

Temos sim, que educar nossos jovens para que, tratem seus semelhantes e também aqueles que eles não achem tão semelhante assim, da mesma maneira como eles gostariam de serem tratados.

E isso vale também para os profissionais nas empresas, se há maioria das pessoas conseguem tratar seus cãezinhos de maneira como se fossem seres humanos, porque não tratar aqueles que nos parecem diferentes como seres humanos que de fato o são?

 É lógico que o fato de sofrer Bullying na escola ou Assédio Moral no trabalho, não dá direito a ninguém sair matando gente nem na escola nem no trabalho, mas tem uma frase que minha Avó dizia que serve pra exemplificar isso, “não vá cassar sarna pra se coçar”, ele é esquisito, é diferente? Trate bem! Ele está quieto no canto dele? Não provoque!

São pequenas coisas que a gente precisa aprender no dia a dia, tratar bem quem é muito diferente pode estar deixando de ser uma compaixão e estar se tornando a necessidade para se manter vivo.

Tem outra frase que outro dia eu li em algum lugar que diz mais ou menos assim, “hoje na escola aquele seu colega “Nerd” que você tira o maior sarro nele porque ele é estranho é o mesmo cara que amanha vai casar com a garota que você gostava, pois ele, o “Nerd”, será o bem sucedido, o que ganha muito dinheiro o que anda de carrão, enquanto você toma cerveja em frente da televisão vendo seu time levar de goleada!”

Lembre-se não existe nada absoluto em se tratando de seres humanos, não somos maquinas, somos pessoas, e as pessoas podem fazer coisas que a gente não espera, por tanto trate todos sem distinção como você gostaria de ser tratado, assim teremos um mundo melhor.

“Não pergunte que mundo você deixará para seus filhos, e sim, que filhos você deixara para o mundo!” 

                                                                                                                               Flávio Do Val

Nenhum comentário:

Postar um comentário