Você tem coragem? então entre e leia!
http://www.farofafa.com.br/2012/03/12/ministerio-do-ecad/3496
segunda-feira, 12 de março de 2012
domingo, 11 de março de 2012
Coluna: Ponto de vista!
Colocando os Pingos nos iiis!
Bom colocar aqui alguns pontos nos iiis, sobre os critérios do ECAD, o que o ECAD tem que enxergar e separar são!
A divulgação; por exemplo: musica ou vídeo musical ou clip, completos e com os créditos ao artista e ao compositor, “alias no Brasil nunca se fala do compositor, um erro dês humano, nem nos próprios discos dos artistas muitas vezes não constam de quem é a musica!” Quando a divulgação é do artista que gravou que ta lá registrado, como interprete da musica, isso tem que ser encarado como divulgação, independentemente de qual é o veiculo! Seja ele a internet em Blogs, Vlogs, sites de hospedagem de vídeos, sites outros, web rádios, ETC.! Seja nas rádios tradicionais que tocam as musicas, “veja a história contada no filme da dupla Zezé de Camargo e Luciano, que mostra a importância de divulgar pelo radio”! Seja na TV nos programas de auditório que alcançam um grande publico, ou em algo similar!
Se não encarar assim corre o risco de acabar com a carreira do artista, ele precisa fazer Shows, como diz Milton Nascimento, o artista tem que ir a onde o povo está! E se ele não tiver divulgação, ninguém fica conhecendo, e não vai lotar o Show!
Outra coisa é o uso de parte ou de conteúdo completo de musicas de seus representados! Exemplo: em trabalhos comerciais de terceiros! Exemplos: comercial para TV, bom tecnicamente e juridicamente a peça publicitária pertence ao anunciante, ele tem que pagar pela musica na sua propaganda!
Vídeos/montagens, com áudio de terceiros, ou mesmo aqueles vídeos com imagens lindas em slides, com aquela linda musica no fundo, aquela musica e aquelas fotos que não são na sua maioria de quem fez o vídeo, e que a maioria das pessoas gostam de ver e ler as mensagens que constam lá, isso se tiver aplicação com ganho comercial, tem que ter pagamento para o ECAD!
Musica em obra cinematográfica teria que arrecadar com a própria produtora, é ela quem sonoriza o filme, no caso de filmes estrangeiros com as distribuidoras, e nunca, jamais a sala de exibição do filme que comprou aquela cópia do filme pronta, e nem pode mexer no conteúdo!
Outro caso são os bailes, nossa os bailes? Sim os bailes! Olha só, já viu banda de baile dizer de quem é a musica? Quem compôs? Ano? Disco? Com o cantor da banda usando uma mascara do rosto do artista que fez sucesso com a música? Não né? No baile o Show é da banda, mas as músicas não né? Então tem que pagar pros donos das musicas receberem! Afinal a banda não toca de graça no baile né?
Outro ramo que faz uso comercial de musica são os sistemas de Call Center, sabe aquelas musiquinhas que você fica ouvindo por minutos às vezes por horas pendurado no telefone esperando para ser atendido? Então aquelas musiquinhas também tinham que pagar ECAD! Imagina quantas pessoas não estão ouvindo a espera do Call Center juntas?
Mas o maior problema hoje do ECAD no meu ponto de vista é, a representatividade, o ECAD representa Quem? Como?
O artista tem que estar filiado a uma das associações, veja, ao que me parece, há uma redundância de representação, mais de uma associação representa o mesmo tipo de artista, e isso teria que acabar, teria que ter a associação do letrista, a do interprete, a do arranjador e assim por diante!
E o principal a arrecadação teria que ser feita encima do que foi tocado, recebe os autores da música que tocou, porque se não fica algo muito injusto, imagina o compositor que fez 400 musicas, 150 delas fez muito sucesso, tocaram muito, foram muito executadas, ai vem o artista de uma musica só, e leva o mesmo que ele? Ta errado né?
E por ultimo, teria que existir um mecanismo que desse a quem ta pagando, a certeza, a confirmação de que após o pagamento, chegou ao artista à parte dele, só assim com toda essa transparência seria possível confiar em um ECAD!
Salve o MMDC e o respeito à Justiça e a Constituição Federal!
Coluna Ponto de Vista!
Tá ai para os nossos leitores poderem ver o vídeo do Daniel Fraga "ECAD me Processa".
e já deixando claro pro ECAD, ECAD não me processe, vocês não podem Comigo, e se o fizerem rezem pra perder na justiça, por que se a justiça dos homens não for justa! A de Deus é!
e já deixando claro pro ECAD, ECAD não me processe, vocês não podem Comigo, e se o fizerem rezem pra perder na justiça, por que se a justiça dos homens não for justa! A de Deus é!
sábado, 10 de março de 2012
sexta-feira, 9 de março de 2012
Coluna: Ponto de vista!
A Terceira Lei de Newton:
“Para cada ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade.”
Não o assunto hoje não é Física, mas a terceira Lei de Newton se aplica a tudo no mundo, até nas relações, inter pessoal e mesmo nas ralações sociais, ou comerciais.
O que traz de volta a coluna Ponto de Vista hoje é a ação descabida do ECAD “Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de direitos autorais”.
Correu na imprensa na ultima semana, noticias de que o ECAD passou a cobrar de Blogs que compartilham exibição de vídeos do Youtube e do Vimeo!
Leia a Matéria no G1: http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2012/03/ecad-diz-ser-legal-cobrar-taxa-de-blogs-que-usam-videos-do-youtube.html
Bom o fato é que o ECAD é uma estrutura criada em meados da década de 70 em plena ditadura Militar, com a intenção de cobrar os direitos autorais, mas é um escritório que centraliza varias associações, que essas sim, representam os autores, compositores e arranjadores etc.
O problema é que como o ECAD não é o órgão ao qual eles, os autores deram uma procuração de plenos poderes para que ele possa cobrar em nome dos artistas, autores, letristas, compositores e ou arranjadores, e sim, o ECAD é um amontoado de associações que, essas sim têm a assinatura desses artistas, para representá-los, o relacionamento fica muito impessoal, o que deixa os artistas, autores, compositores e arranjadores, longe dos fatos reais que acontecem no ECAD.
Veja aqui em matéria da revista Época, alguns dos descalabros que acontecem no ECAD: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI236892-15223,00-QUEM+COBRA+O+ECAD.html
Colocado tudo isso, e se somado o fato de a atual cobrança aos Blogs, cheirar a mais uma dessas maracutaias!
Uma vez que há na internet o entendimento técnico que o vídeo “hospedado” no Youtube, é somente visualizado nos blogs por uma janela do Youtube instalada na pagina do blog, e isso precisa ficar muito claro para que não se entenda mal.
Para isso, vamos explicar como você compartilha em seu blog um vídeo que está “hospedado” no Youtube.
Primeiro de tudo, o vídeo já tem que estar lá no Youtube em algum lugar, o autor, ou alguém que comprou os direitos daquele conteúdo, tem uma conta no Youtube, e fez o Upload do conteúdo do qual ele detém os direitos de exibição, bom ai você, reles mortal que curte a banda ou o artista que é em tese o detentor dos direitos de exibição daquele vídeo que ele postou lá no youtube através da conta dele, você vai a pagina dele ou por já saber o endereço ou por alguma ferramenta de busca. Ai já no endereço do vídeo que você quer compartilhar, você usa a ferramenta “Embed”, ou seja, que na pratica não faz um Download ou um Upload no seu Blog, o conteúdo não está baixado no provedor do seu blog ou site, então você não está transmitindo por demanda um conteúdo que você não tem a propriedade dos direitos de exibição dele, quem ta pagando pra publicar é o Youtube, o vídeo é executado no provedor do Youtube e não no provedor do blog, o que descaracteriza a retransmissão, isso é o que os “gênios” do ECAD não entendem!
Essa é a questão técnica!
Agora tem a questão moral, e as conseqüências, ou seja, as reações opostas e de igual intensidade.
Se Você caro Leitor deu uma lida na Matéria da revista época cujo link eu coloquei ali em cima, já deve estar com a mesma sensação que eu tive quando terminei de ler a matéria da revista época!
Há uma máfia dentro do ECAD! Atuando, arrecadando muito e distribuindo pouco aos artistas e autores!
Como um órgão corrupto, alvo de uma CPI, que tem varias de suas ações contestadas na justiça, pode ser levada a sério?
Com tamanha denuncia de desmando e corrupção, enriquecimento ilícito e desvio de pagamento de direitos autorais para pessoas que nunca, eu disse nunca escreveram uma linha de letra de musica, e que não sabem nem batucar uma musica na mesa do bar?
Eu mesmo já tive a prova disso, com o testemunho de jovens compositores, amigos meus, que nunca receberam nada pela execução de suas musicas, musicas essas que tocaram exaustivamente em rádios durante a década dos anos 90!
Durante esses dois, três dias que acompanhei a revolta da blogosfera colhi, vários fatos e informações, e a que mais me indignou foi essa a qual eu coloco o link do blog aqui!
(obs.: não deixe de ler os últimos dois parágrafos)ALDIR BLANC E O ECAD: http://butecodoedu.blogspot.com/2011/05/aldir-blanc-e-o-ecad.html
Um Compositor como Aldir Blanc estar passando necessidades básicas em sua vida é uma vergonha para o ECAD e para este país!
Mais um link pra você caro leitor saber até onde chega à barbárie do ECAD: http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2011/09/22/investigado-em-caso-de-desvio-de-direitos-autorais-diz-que-vem-sendo-ameacado
Outro link sobre a CPI do ECAD e que vale apena ler:
http://blogdolobo.com.br/2011/08/cpi-do-ecad-ouve-denunciados-por-desvio-de-recursos-de-direitos-autorais/
Os links sobre o assunto já são infinitos na internet, veja mais esse:
Não pertenço ao partido desse senhor, mas vale o registro da matéria sobre a CPI do ECAD:
O que mais me deixa indignado em tudo isso é ver que é uma sucessão de absurdos, e desmandos, e desrespeito com os artistas, seus fãs, e com os Brasileiros em geral, os direitos constitucionais básicos de todos, sendo pisoteados por esse monstro criado na época da ditadura militar que atende pelo nome de ECAD.
Bom, do ponto de vista das relações sociais e comerciais, o que se pode traçar é o que pode vir por ai, ou seja, as reações em igual intensidade e sentido inverso: Ou o ECAD é extinto, ou a corda vai arrebentar do lado mais fraco como é de praxe nesse País.
1º- O que pode ocorrer no caso da cobrança aos blogs!
Pode ocorrer uma “profissionalização” dos blogs, e eles passarem a serem empresas lucrativas, que vão cobrar dos próprios artistas um valor pela divulgação, ou seja, a divulgação gratuita que o artista conseguia até hoje com os fãs, passaria a ser cobrada; exemplo: os 352 mais uns 150 por vídeo!
E nesse cenário perdem: a internet, os blogueiros de final de semana, que são na sua maioria os fãs desses artistas, e que não vão mais poder ouvir e ver seus artistas preferidos com facilidade, e perdem principalmente os artistas que vão ter que colocar a mão no bolso, ou seja, gastar dinheiro para divulgar seus vídeos!
Alem disso, os artistas vão correr o risco de ter que voltar para as mãos das usurpadoras gravadoras de sempre, que não acrescentam nada ao Don de fazer musica e que já tinham os esquemas montados de divulgação de vídeo/clips e de musicas, ocorrendo assim um retrocesso! E a “re-escravização” dos artistas por parte dessas gravadoras!
Espero que MP FEDERAL esteja de olho no ECAD, bem como a Policia Federal, e todo o Judiciário Federal, pois aquilo lá, ECAD, está cheio de ratos!
Aos artistas e compositores letristas e arranjadores, sugiro que cassem suas filiações a essas associações, antes que o povo Brasileiro esqueça-se de vocês, e que vocês venham a não fazer mais sucesso, por antipatia causada pelo ECAD, e que o povo não possa mais ter acesso a suas obras, deixando assim de conhecer vocês e passando a não mais freqüentar seus Shows!
Alem disso exijam seu direito de não querer que os seus direitos autorais sejam cobrados através do ECAD, a obra é sua, e só você tem o direito constitucional de dizer quem te representa, não aceite essa imposição, pois só assim você poderá usar sua obra para ganhar dinheiro de verdade, pesquise opções de cobrança de direitos autorais, ninguém, nem ministra da cultura pode te privar desse DIREITO caro artista!
Essa semana já tinha gente sugerindo isso no Twitter durante a revolta da blogosfera!
“Boicotar os artistas que apóiem o ECAD!” era a sugestão de um twitteiro!
Bom é isso, espero que os amigos tenham conseguido ficar pelo menos um pouco indignado e indique essa coluna para aqueles que estão perdidos e sem informação!
De nossa parte espero chover e-mails de artistas me mandando o nome dos bancos os números de agência e numero de conta, para receberem seus direitos autorais!
Fica a dica cobrem vocês mesmos, não deleguem essa obrigação a ninguém!
Às Autoridades federais, desejo que haja homens e mulheres, honestos e de fibra, que apurem os crimes cometidos e extingam esse monstro chamado ECAD, que já é dispensável nos dias de hoje, onde a informação e a comunicação andam na velocidade da fibra ótica!
Salve o MMDC!
quinta-feira, 1 de março de 2012
Sem Futuro!
Se para a imprensa séria cumprir o seu papel, o cidadão tem que ter um Boletim de Ocorrência, então estamos perdidos e entregues a própria sorte, pois neste sertão sem fim fazer um B.O; contra qualquer autoridade que esteja exacerbando em seus deveres, é praticamente impossível, mesmo que queira, você será demovido da idéia pelos amigos e pares de tal autoridade, ficando assim entregue a própria sorte, lamentável, constatar que em alguns rincões do interior do Brasil, o respeito as Leis, e a constituição e aos direitos do cidadão não são respeitados nem por quem teria o dever moral de defende-los!
O que dirá, por aqueles que não têm esse dever!
Salve O MMDC e a A.G.U; que é a instituição defensora da constituição federal!
Assinar:
Postagens (Atom)