Prefeitura propõe revolução no transporte coletivo com novo projeto e arcará com 50% da passagem de cada usuário pagante
O prefeito de Votuporanga Junior Marão, o vice Valter Benedito Pereira e o secretário de Desenvolvimento Urbano, Jorge Augusto Seba, apresentaram aos vereadores o novo projeto de lei denominado como “Transporte Cidadão” que irá revolucionar o sistema de transporte coletivo em Votuporanga. Se for aprovado pela Câmara Municipal, as mudanças entrarão em vigor em março de 2011. “Trata-se de verdadeira revolução no transporte de passageiros de nossa cidade, com passagens subsidiadas, novos ônibus padronizados com nova organização. Tenho certeza que as mudanças trarão significativo ganho para o trabalhador que utiliza o ônibus de transporte coletivo urbano, que passará a ser um orgulho para o município”, afirmou Marão.
Entre as determinações do projeto consta o subsídio da Prefeitura de 50% da tarifa fixada por passageiro, cujo controle e contagem serão feitos por sistema de bilhetagem eletrônica. Hoje o bilhete custa R$ 2, caso o projeto seja aprovado o usuário pagará apenas R$ 1, ficando o restante sob responsabilidade da Prefeitura de Votuporanga, que já incluiu a despesa no orçamento do ano que vem. “Será um subsídio para o cidadão que com a redução de seus gastos com transporte para o trabalho e outras necessidades trará economia importante, aumentando o seu poder de compra e de investimento”. O projeto mantém a gratuidade do serviço de transporte coletivo para pessoas acima de 65 anos e deficientes de natureza física e mental.
O projeto também prevê a realização de um cadastro de todos os usuários que receberão, gratuitamente, cartões eletrônicos denominados de “Cartão Transporte Cidadão”, que será utilizado no novo sistema de bilhetagem eletrônica.
A Unitrans, empresa concessionária de transporte coletivo no município, deverá assinar um Termo de Adesão se responsabilizando em investir na melhoria de sua frota, que não poderá ter mais de 12 anos de uso. Para todas as adequações a serem feitas a empresa terá um prazo de 90 dias. “Caso as determinações não forem cumpridas pela empresa, o contrato que vai até 2016 com a Prefeitura de Votuporanga será imediatamente rompido”, afirmou o prefeito durante sua explanação.
Além da frota que deverá ser renovada, haverá a construção de cinco novos terminais em toda a cidade já no primeiro ano, e nos anos seguintes a empresa deverá construir três novos terminais a cada ano. “As linhas também devem ser melhoradas, a intenção é que o passageiro não ande mais do que 400 metros para encontrar um terminal. O tempo de espera máximo também deverá ser reduzido para, no máximo, 30 minutos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário