domingo, 6 de março de 2011

Coluna: Ponto de vista!


                Vou beijar-te agora, não me leve a mal. Hoje é carnaval!!

O Carnaval é uma Festa Pagã que teve seu inicio na antiguidade, mas que no Brasil ganhou contornos próprios e talvez por isso, faz tanto sucesso trazendo gente do mundo todo, a originalidade e a mistura de culturas é o que fez e faz a diferença nessa festa, o sucesso é por conta da ORIGINALIDADE.

E é isso que talvez falte para decolar de vez o carnaval de Votuporanga, criar algo Original ou demonstrar algo que está nas nossas tradições, que é o mais indicado do que correr o risco de criar esquisitices que podem não agradar.

Em Votuporanga o Carnaval nos primeiros anos da cidade foi festejado em praça publica, com blocos e grupos a volta da hoje praça da matriz, já na década de 50, após a construção do salão da associação comercial de Votuporanga na esquina das ruas Pernambuco com Mato grosso, os carnavais eram festejados no salão, com marchinhas e com muita animação.

Na década de 60, começaram a aparecer blocos e daí para escolas de samba foi um pulinho, com muita gente da cidade engajada em fazer de sua escola de samba a melhor da cidade, essa concorrência com certeza contribuiu em muito para chegarmos aos anos 70, com duas grandes escolas de samba em Votuporanga, Mulata Dengosa e Deixa Cair, alem de blocos como Beto vem e outros que não lembro os nomes agora.

Já na década de 80 tivemos tempos difíceis, de prefeitos não interessados em fomentar o carnaval de rua, mas como o impulso foi muito forte na década de 70 as escolas resistiram até onde puderam para não acabar, mas nessa mesma época chegava a Votuporanga o trio Elétrico pelas mãos de uma turma que se autodenominava “Turma do MÚ”, e apareceu assim o ”MÚ Elétrico” o primeiro trio Elétrico de Votuporanga e que tinha uma peculiaridade, não tinha banda tocando o som era mecânico, por pura falta de grana, mas já era algo fora do comum para época no estado de São Paulo, e foi o ponta-pé para chegarmos aonde chegamos hoje, com um bloco particular de Axé, com festa profissionalizada, e que atrai gente do Brasil inteiro.

Na década de noventa tivemos o surgimento de novas escolas de samba, e também o surgimento do embrião do que é a festa hoje com trio elétricos com bandas tocando Axé ao vivo, em Plena Avenida Ângelo Bimbato em Votuporanga – SP.

O que me preocupa é o futuro do Carnaval em Votuporanga, se parar, para pensar o que leva alguém a vir a Votuporanga durante o carnaval e se divertir aqui em um bloco particular, no interior do estado de São Paulo, em pleno carnaval com grandes nomes do axé tocando apenas em Salvador-BA e em Recife-PE e deixando para nós poucos nomes ainda não muito famosos no “mundo do Axé”, podemos chegar à conclusão que quem vem ao bloco Ôba! Vem porque sai mais barato que ir a Salvador e Recife e alem disso observamos que o Ôba! Precisa e muito do Carna -Votu, que é uma micareta que traz grandes artistas como Ivete Sangalo, Claudia Leite, Chiclete Com Banana, Carna-Votu que não ocorreu no ano passado, por problemas com o Judiciário de Votuporanga.

Por isso precisamos talvez diversificar nosso carnaval o mais rápido possível para que a cidade tenha um algo a mais para oferecer aos foliões que vem de longe, e de preferência algo que remeta a nossas raízes, e que a gente saiba fazer, com maestria, e de preferência com muita organização, e que atraia grande publico do estado inteiro e de outros estados assim caso alguém pense em ir para Salvador ou Recife, pense duas vezes e venha para Votuporanga, no mais completo Carnaval do Interior do Estado de São Paulo!       

                                                                                                                                             *Flávio Do Val

*Flávio Do Val é Sócio/Proprietário da TWIM Radio Web, Locutor pelo SENAC/Votuporanga, e é formado técnico em Publicidade e Propaganda nos colégios Oswaldo Cruz/Paes Leme, tem o superior incompleto em Publicidade e Propaganda na Universidade São Judas Tadeu, ambos em São Paulo – Capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário